Notícias

Juizado do Torcedor passará a funcionar na UNINASSAU
14/03/2023 - 11:55

Juizado do Torcedor passará a funcionar na UNINASSAU

A UNINASSAU – Centro Universitário Maurício de Nassau Recife firmou convênio com o Tribunal de Justiça de Pernambuco para a instalação do Juizado Especial Cível, das Relações de Consumo e Criminal do Torcedor (Jetep), mais conhecido como “Juizado do Torcedor”. A partir de agora, o órgão passa a funcionar na Instituição de Ensino, no bairro das Graças.

"O Grupo tem procurado, cada vez mais, firmar parcerias com órgãos importantes visando o desenvolvimento da sociedade. Para nós, ter um convênio com o TJ é como um reconhecimento da qualidade já ofertada em nossos cursos, sabendo que isso irá enriquecer a trajetória acadêmica de nossos estudantes”, destaca o presidente do Ser Educacional, Jânyo Diniz.

Uma das novidades é a participação dos estudantes dos cursos de Direito, Psicologia e Serviço Social da UNINASSAU Recife no Juizado, tanto em estágio como em audiências. “Esse vai ser um grande ganho para o órgão e para nossos discentes. Ter oportunidade de praticar dessa forma já na graduação com certeza torna o bacharel muito mais capacitado, se destacando no mercado de trabalho”, destaca o coordenador do curso de Direito da UNINASSAU Recife, campus Graças, Luann Matheus.

O presidente do TJPE, desembargador Luiz Carlos de Barros Figueirêdo, ressaltou o imenso simbolismo do acordo firmado entre a Justiça estadual, através do Jetep, e a UNINASSAU. "É necessário que haja uma retomada da presença do Poder Judiciário nas universidades, com o objetivo de ampliar não apenas a prestação jurisdicional para a sociedade, como também aprimorar a formação acadêmica dos estudantes. Eu me sinto muito feliz neste momento, e tenho certeza de que este convênio dará muito certo, principalmente porque a sociedade vai ver um agir proativo entre as duas instituições. É uma iniciativa extremante profícua esta de ter a existência de um Juizado dentro de uma universidade. Com isto, nós queremos unir a formação dos estudantes com o trato da questão da violência nos estádios de futebol, de modo que os estudantes possam vivenciar o rápido atendimento desta unidade judiciária na citada temática, e em um local que vai facilitar o acesso em relação aos três estádios da capital", registrou o presidente do TJPE. 

Com competência cível e criminal e atuação dentro e fora dos estádios, algumas das atividades do Juizado são a realização de palestras, oficinas e seminários, programa de penas e medidas alternativas, assistência social e trabalhos junto às torcidas. O novo espaço vai funcionar no Núcleo de Práticas Jurídicas da Instituição de Ensino, no Bloco C, Rua Joaquim Nabuco, 778.